Na segunda-feira (6), durante uma agenda de trabalho, a governadora em exercício, Mailza Assis, divulgou um dado positivo sobre a segurança pública do Acre. Ela anunciou que o número de socioeducandos nas unidades do Instituto Socioeducativo do Estado (ISE) foi reduzido em cerca de 84%. De acordo com a governadora, que também preside o Orçamento da Criança e do Adolescente (Ocad), o número de jovens em internação caiu de 700 para 100.
Mailza atribuiu essa diminuição ao conjunto de políticas públicas do Estado focadas na reintegração dos adolescentes à sociedade.
“Temos mudado a mentalidade de vida desses adolescentes, trazendo atenção e carinho para que possam ser devolvidos à sociedade de forma digna”, destacou.
Em 2024, o Governo do Acre investiu R$ 13,5 milhões em melhorias no ISE, com recursos direcionados à infraestrutura, compra de novos equipamentos e à contratação de servidores por meio de concurso público.
Atualmente, o Instituto possui oito unidades de internação, sendo quatro na capital e uma de semiliberdade. Para 2025, o governo planeja expandir as ações voltadas para a capacitação dos servidores e o fortalecimento das unidades existentes.