Na manhã desta sexta-feira (3), um novo deslizamento de terra foi registrado no Calçadão do Novo Mercado Velho, em Rio Branco, próximo à Passarela Joaquim Macedo e aos pontos comerciais da região. A ocorrência foi confirmada pelo Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre), que informou estar tomando as providências necessárias para evitar danos maiores, como a queda da passarela.
Sula Ximenes, presidente do Deracre, afirmou que o deslizamento era esperado, considerando o comportamento do rio.
“Esse novo deslizamento a gente já previa. Sabemos que todas as vezes em que o rio enche e vaza, ocorre esse deslizamento. O nosso trabalho está direcionado a fazer com que a passarela não caia com esse deslizamento, fazendo encamisamento dos pilares e colocando estacas para que a estrutura não caia. Mas já estávamos cientes dessa situação e prevista no nosso cronograma”, explicou em entrevista
Em relação ao nível do Rio Acre, que havia ultrapassado os 11 metros na semana passada, a situação apresentou melhora. Nesta sexta-feira, o nível foi registrado em 5,92 metros, indicando uma considerável diminuição.