Em razão do aumento significativo de mais de 400% nos casos de Covid-19 em Rio Branco, ocorrido em apenas uma semana, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) tem monitorado atentamente a evolução da doença em todo o estado. A informação foi compartilhada pelo secretário Pedro Pascoal, em entrevista ao ContilNet, nesta quarta-feira (18). O secretário assegurou que todos os casos registrados até o momento são leves, sem a necessidade de internações.

A diretora da Vigilância Sanitária emitiu a nota com o objetivo de informar e orientar os profissionais de saúde/Foto: Reprodução
“Está sendo feito um monitoramento constante disso. Os casos são todos leves, felizmente. A sala de situação, que foi instalada para combater a dengue, está sendo aproveitada para traçar ações contra a Covid também”, informou Pedro.
A sala de situação, que já está em funcionamento desde o dia 9 de dezembro, tem se mostrado uma ferramenta útil no enfrentamento da pandemia.
“Não houve agravamento em nenhum dos casos. As UTIs continuam sem pacientes graves, e isso se deve ao sucesso da vacinação. Desde que começamos a vacinação em massa, não registramos complicações mais sérias”, completou o secretário.
Ao final da entrevista, Pedro ressaltou que a vacina contra a Covid-19 está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforçando a importância da imunização.
“A vacina é a principal medida para combater o vírus e prevenir o agravamento das condições. A imunização, junto com as medidas de prevenção já amplamente conhecidas, é a única maneira de superarmos essa fase”, concluiu.
