A Diretoria de Inteligência da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) revelou dados que indicam uma diminuição de 16,92% nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs).
O período analisado abrange de 1º a 30 de novembro deste ano, comparado ao mesmo intervalo de 2023. Na capital, Rio Branco, a queda foi ainda mais acentuada, chegando a 24,51%.

A redução foi mais expressiva na capital/Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
José Américo Gaia, Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, destacou o trabalho das forças policiais para alcançar essa redução.
“Essa redução reflete o esforço das forças policiais, e continuaremos trabalhando para reduzir mais os índices a serem reduzidos”, afirmou.
Além disso, os registros de furtos e roubos no Acre também apresentaram queda. Furtos diminuíram em 11,44%, enquanto os roubos sofreram uma redução mais expressiva de 35,36%. Na capital, os números de roubos caíram em 36,57%, enquanto os furtos reduziram em 13,76%.
Quanto aos crimes de violência contra mulheres, o estado registrou uma queda de 1,38%, com um índice ainda maior em Rio Branco, onde a redução foi de 3,03%.
