O Governo do Estado firmou, nesta semana, um contrato com a empresa United States Police Instructor Team (US-PIT) para oferecer um curso de capacitação para mais de 60 agentes de Segurança Pública do Estado.
A formação, que terá como foco as operações avançadas do SWAT, acontecerá no Instituto de Segurança Pública da Lake Technical College, na Flórida, Estados Unidos, com previsão de início para março de 2025. O projeto foi viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do deputado Coronel Ulysses.

Membros da SWAT se preparando para um exercício/Foto: Reprodução
Nos Estados Unidos, o termo SWAT (Special Weapons and Tactics) se refere a unidades de elite dentro das forças policiais, especializadas em situações de alto risco, geralmente em grandes centros urbanos.
O conceito de SWAT, no entanto, vai além de uma simples divisão; ele representa uma equipe seletiva, altamente treinada e disciplinada, formada por policiais preparados para lidar com qualquer tipo de situação, seja ela de risco elevado ou não. Essas equipes são equipadas com tecnologia avançada e técnicas específicas, visando reduzir os riscos para a sociedade em casos de operações complexas.