Comerciantes da região central de Rio Branco gravaram, na manhã desta sexta-feira (6), um vídeo e o enviaram à redação como forma de protesto, afirmando que “a situação dos moradores em situação de rua perdeu totalmente o controle em Rio Branco”.
Eles utilizam facas, que empregam tanto para atacar quanto para se defender de outros moradores/Foto: Sérgio Vale
No vídeo, é possível ver um funcionário de uma lanchonete com um pedaço de pau tentando espantar um dos “moradores em situação de rua”. Antes da gravação, o homem chegou ao estabelecimento comercial intimidando, agredindo e ofendendo os clientes, exigindo que pagassem comida para ele. Quando havia recusa, o indivíduo mexia na comida dos clientes e bebia suas bebidas sem permissão.
A situação na região central de Rio Branco parece realmente ter saído do controle das autoridades de segurança pública, considerando que muitos dos envolvidos não podem ser presos por serem considerados “inimputáveis”, ou seja, pessoas que não são capazes de avaliar a ilicitude de um ato ou de se autodeterminar de acordo com essa avaliação devido a uma anomalia psíquica.
Os moradores em situação de rua, na maioria das vezes, utilizam facas, que empregam tanto para atacar quanto para se defender de outros moradores.

