Usuários o ChatGPT agora poderão conversar com a ferramenta de inteligência artificial (IA) no WhatsApp. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (18) pela OpenAI, sendo o décimo de uma sequência de lançamentos que a empresa divulgará por 12 dias em dezembro. Conforme a companhia, basta adicionar o número 1-800-CHATGPT (1-800-242-8478) na lista de contatos para interagir com a IA no mensageiro. O recurso vai funciona de forma parecida com a Meta AI, ferramenta de IA generativa desenvolvida pela Meta, dona do WhatsApp.
Nos Estados Unidos, será possível fazer até ligações telefônicas usando o mesmo número. Usuáris poderão conversar com o chatbot por voz, usando tecnologia semelhando ao Modo de Voz Avançado que já existe no aplicativo para Android e iPhone (iOS) e na versão web. A seguir, confira mais detalhes sobre a novidade.
A integração com o aplicativo de mensagens permite que a OpenAI se aproxime de quase três bilhões de usuários do WhatsApp. Além disso, em locais nos quais a conexão com a Internet é lenta ou o uso do mensageiro é gratuito em um pacote de dados, há mais chances de usuários optarem pelo uso da IA no aplicativo de mensagens e não em uma plataforma separada.
Importante destacar que o chat no mensageiro usa o modelo GPT-4o-mini, sendo a versão disponível no plano gratuito do ChatGPT. O mini é uma versão de modelo de linguagem (LLM) reduzido, treinado para entregar respostas mais rápidas, consumir menos recursos computacionais e reduzir custos de implantação.
A princípio, o serviço será totalmente gratuito, mas a OpenAI já adiantou que ainda se trata de um lançamento experimental, que pode ter a disponibilidade reduzida dependendo da demanda. Quem deseja uma experiência mais completa, deve continuar usando as outras plataformas do ChatGPT.
Assim como ocorre no app ou site, a companhia sugeriu que a IA seja usada para escrita criativa ou brainstorming, recomendações de receitas, ideias de viagem etc e para conversar sobre tópicos gerais como notícias, hobbies ou curiosidades. A porta-voz da OpenAI, Taya Christianson, disse que a empresa não usará essas chamadas para treinar grandes modelos de linguagem.
A maratona de lançamento da companhia já teve o plano de assinatura ChatGPT Pro, a parceria com a Apple Intelligence, uma versão temática do recurso de voz que imita o Papai Noel e a liberação do ChatGPT Search.
Com informações de The Verge, Tom’s Guide e OpenAI.