Aos 23 anos, Matheus Camilo, conhecido no mundo das lutas como “Jaguar”, é o mais novo lutador brasileiro a assinar com o UFC. Ele se torna o segundo atleta acreano a integrar a organização, seguindo os passos de Francimar Bodão, também do Acre. A vaga de Matheus no UFC foi conquistada após uma vitória sobre o invicto Dorobshokh Nabotov, no evento ‘Z-Fight Night’.
Natural de Rio Branco, Matheus teve seu primeiro contato com o MMA aos 16 anos, na academia de Francimar Bodão. Depois de se destacar em competições locais, ele se mudou para o Rio de Janeiro e, posteriormente, decidiu tentar a sorte nos Estados Unidos. Lá, foi acolhido pela equipe Xtreme Couture, em Las Vegas, onde continua sua evolução no esporte. Em entrevista ao site AgFight, o lutador compartilhou uma história especial sobre sua infância, revelando que foi vizinho do fisiculturista acreano Ramon Dino, ícone mundial do fisiculturismo. Segundo Matheus, Ramon foi uma grande inspiração para ele.
“Eu conheço o Ramon. Ele é lá da rua também, lá da Sobral, do meu bairro. E a gente sempre se via. Ele era patrocinado no começo pelo mesmo patrocinador que o meu. Eu sempre via ele, tinha uma lanchonete bem em frente à minha casa, e ele sempre comia lá, aqueles ‘X-Tudo’, o ‘podrão’. O cara sempre foi gigante . E é muito massa ver de onde a gente saiu e onde a gente está chegando. Ele lá é um grande exemplo para a galera”, falou o atleta.
Com seu contrato firmado, a estreia de Matheus no UFC está marcada para março de 2025, na categoria dos leves (70 kg). Com um recorde de nove vitórias e duas derrotas, o lutador já se prepara para o desafio. “Vou me preparar muito bem para o ano que vem. Meu sonho é ser campeão do UFC, e é isso que vou buscar lá”, declarou.