A Linha de Transmissão (LT) que conecta Rio Branco (AC) aos municípios de Feijó (AC) e Cruzeiro do Sul (AC) começou a operar na última segunda-feira (16), como parte do programa Energias da Amazônia, instituído pelo Decreto nº 11.648/2023, do Ministério de Minas e Energia (MME).
O principal objetivo do programa é diminuir a dependência da região amazônica do uso de óleo diesel na geração de energia, promovendo um sistema mais eficiente e sustentável de abastecimento.
De acordo com o governo federal, nos últimos dias, foram realizados testes na LT para garantir sua integridade e confiabilidade.
Esses testes viabilizaram a integração de Cruzeiro do Sul ao Sistema Interligado Nacional (SIN), o que representa um importante avanço para o Estado, principalmente para a cidade, que agora contará com um fornecimento de energia mais seguro, além de uma solução mais ecológica e econômica.
“O sucesso desta obra é um exemplo de como o trabalho conjunto e o alinhamento de esforços podem gerar benefícios concretos para a população. A ativação dessa linha de transmissão é uma grande conquista para o Acre e para todos os brasileiros, proporcionando uma redução nos custos de energia”, afirmou Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
A construção das torres que compõem a linha de transmissão seguiu todas as exigências legais e ambientais, com as autorizações necessárias do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O trajeto da linha atravessa terras indígenas, uma medida tomada para otimizar o percurso e minimizar a extensão da obra.