Meteoro ilumina o céu de Braga durante o pico da chuva de Gemínidas; veja

A intensidade das Gemínidas tem aumentado a cada ano, e, em condições ideais de céu limpo e escuro, pode-se observar entre 120 a 160 meteoros por hora, segundo registros dos últimos anos

Na noite de sábado, um “grande meteoro” iluminou o céu da cidade de Braga, em Portugal. O fenômeno ocorreu às 23h27 (20h27 no horário de Brasília) e foi registrado pela estação AMS211 do Observatório Astronômico de Braga.

De acordo com o Planetário – Casa da Ciência de Braga, o “grande meteoro” foi observado precisamente no pico da chuva de meteoros conhecida como “Gemínidas”.

© Planetário – Casa da Ciência de Braga/Facebook

As Gemínidas, ou Geminídeos, são chuvas de meteoros causadas pelo asteroide “3200 Faetonte”, que se acredita ser um asteroide da família Palas com uma órbita de “cometa rochoso”. A informação foi compartilhada pelo Planetário em sua página no Facebook.

Os meteoros dessa chuva são mais lentos e, geralmente, podem ser observados em dezembro, com o pico ocorrendo em torno dos dias 13 ou 14, como foi o caso em Braga.

A intensidade das Gemínidas tem aumentado a cada ano, e, em condições ideais de céu limpo e escuro, pode-se observar entre 120 a 160 meteoros por hora, segundo registros dos últimos anos.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas