Com o maior número de cadeiras nesta legislatura, o Partido Progressista (PP) de Rio Branco decidiu manter a candidatura própria para a presidência da Câmara Municipal. Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (12), a executiva do PP confirmou que não aceitará nenhuma aliança com o nome apoiado pelo prefeito Tião Bocalom, o vereador eleito Joabe Lira (UB). O principal argumento para essa decisão é que o PP elegeu seis vereadores, o maior número de representantes na Câmara.
Durante o encontro, os dirigentes do partido definiram que a escolha do candidato será feita por meio de uma votação interna, marcada para segunda-feira, 16, envolvendo os seis vereadores eleitos pelo PP. A executiva não participará da votação. Esta escolha ocorrerá um dia antes da diplomação dos vereadores no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os dois nomes que irão concorrer na votação interna são os da vereadora Elzinha Mendonça (PP) e de Samir Bestene (PP). O PP visa, com essa votação, consolidar um consenso e unificar o apoio do partido em torno de um único candidato.