Os moradores de Sena Madureira, tanto da área urbana quanto rural, que necessitam de serviços do INSS devem estar atentos a uma importante mudança. O atendimento presencial será realizado até o dia 20 de dezembro e, depois disso, só deverá ser retomado em março de 2025.
Esse cenário é resultado da escassez de recursos humanos do INSS no estado do Acre. Em momentos anteriores, a unidade de Sena Madureira ficou fechada por vários dias, sendo reaberta apenas após a intervenção do deputado federal Gerlen Diniz, que se reuniu com o presidente do INSS e solicitou a retomada dos serviços.
Atualmente, um único servidor está responsável pelo atendimento ao público, no horário das 8h às 12h. “O INSS tem falhado há bastante tempo no atendimento à nossa comunidade. Esperamos que providências sejam tomadas, pois muitas pessoas não têm condições de viajar para Rio Branco”, afirmou o autônomo Renato Menezes.
Além da redução no atendimento presencial a partir do dia 20, outra grande preocupação da população é a falta de perícias médicas, que não são realizadas no interior do estado há vários anos. Como resultado, os cidadãos que precisam passar pela perícia são obrigados a viajar para a capital, arcando com custos de transporte e alimentação.