A tradicional revista americana The Hollywood Reporter elegeu o drama brasileiro “Ainda estou aqui“, de Walter Salles, como o oitava melhor filme de 2024. O indiano “Tudo que imaginamos como luz”, de Payal Kapadia, foi apontado o melhor filme do ano segundo a publicação. Curiosamente, o longa não é ameaça para o brasileiro em uma eventual disputa do Oscar, afinal não foi escolhido pela Índia como representante na categoria melhor longa internacional.
“O primeiro filme de Walter Salles em seu país natal, o Brasil, em 16 anos, traz um olhar íntimo e nada sentimental para a história verídica do ex-deputado Rubens Paiva, levado de sua casa no Rio de Janeiro em 1971 para interrogatório pela ditadura militar e nunca mais visto”, destaca a THR. “Com o regime recusando-se até mesmo a confirmar a sua detenção, a família vive durante anos com uma incerteza paralisante. Mas a tragédia eleva a esposa de Rubens, Eunice, imbuída da graça, dignidade e heroísmo discreto de Fernanda Torres.”
O texto destaca ainda o trabalho de Fernanda Montenegro: “Ampliando a carga emocional do drama, a idosa e enferma Eunice é interpretada no final da vida pela mãe de Torres, Fernanda Montenegro, a estrela inesquecível da estreia internacional de Salles em 1998, ‘Central do Brasil’.”
Confira os dez melhores filmes de 2024 pela revista Hollywood Reporter:
- “Tudo que imaginamos como luz”
- “Queer”
- “O brutalista”
- “La chimera”
- “Hard Truths”
- “Anora”
- “Flow”
- “Ainda estou aqui”
- “Nosferatu”
- “A verdadeira dor”