IBGE: Acre possui o menor índice de residências com acesso à internet, atingindo apenas 75,2%

O levantamento do IBGE foi divulgado nesta quinta-feira (12).

O Acre ocupa a posição de estado brasileiro com o menor índice de domicílios com acesso à internet, conforme a pesquisa “Características dos Domicílios: Resultados preliminares da amostra”, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apenas 75,2% das casas no estado têm conexão à internet, índice inferior à média nacional de 89,4%. No Brasil, cerca de 22,6 milhões de pessoas vivem em lares sem internet, o que representa 10,6% da população.

O Acre tem a pior cobertura de internet do país/Foto: Reprodução

No Acre, mais de 24% das residências ainda não estão conectadas, um número que acompanha a tendência da região Norte, onde os estados apresentam os menores percentuais de acesso. Juntamente com o Acre, Amazonas (77,7%) e Pará (79,4%) estão entre os estados com os piores índices.

Os dados apontam desigualdades no acesso à internet entre as regiões. Em contraste com a realidade do Acre, o Distrito Federal é o estado com o maior percentual de domicílios conectados, com 96,2%, seguido por Santa Catarina (94,8%) e São Paulo (93,5%). Ao todo, 15 estados apresentam percentuais abaixo da média nacional.

A pesquisa também revelou um recorte municipal, onde 32 dos 33 municípios com menos de 50% de cobertura de internet estão localizados na região Norte. Em contrapartida, 179 municípios no Brasil têm mais de 95% de suas residências conectadas, com maior concentração na região Sul.

De acordo com a estimativa populacional do IBGE para agosto de 2024, o Brasil possui uma população de 212,6 milhões de habitantes, dos quais 190 milhões vivem em casas com acesso à internet.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas