O professor Fábio Storch de Oliveira assumiu oficialmente o cargo de reitor do Instituto Federal do Acre (Ifac) na manhã desta quinta-feira (12), durante uma cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília. O evento, que também marcou a posse de 14 outros dirigentes de instituições federais, celebrou a nomeação de Storch, que foi formalizada em 30 de setembro por meio de decreto presidencial.
Em seu discurso, o novo reitor expressou sua gratidão à comunidade acadêmica do Ifac e reafirmou seu compromisso em fortalecer a instituição.
“É um momento de muita alegria. Sou grato a nossa comunidade acadêmica que me confiou a missão de atuar frente à gestão do Ifac. Me comprometo, dia após dia, a fazer do nosso Instituto Federal do Acre uma instituição mais forte, de forma que atenda nossa sociedade com educação pública, gratuita e de qualidade”, declarou.
Storch também destacou a relevância da criação e expansão da Rede Federal de Educação, lembrando que até 2008 o Acre não contava com uma unidade da Rede. “Até 2008, no Acre, não existia uma unidade da Rede Federal e foi preciso um presidente da República, que não tem diploma universitário, criar os Institutos Federais. Hoje somos mais de 680 unidades no país”, declarou.
O reitor ressaltou ainda a importância de programas como o Pé-de-Meia, que oferece suporte financeiro a estudantes de instituições públicas. No Ifac, aproximadamente 1.100 alunos, representando quase 60% dos estudantes de cursos técnicos integrados, foram beneficiados pela ação federal.
Storch também fez questão de destacar a necessidade de maior investimento por parte do Governo Federal, especialmente no que diz respeito ao Custo Amazônico. “É essencial que o Governo Federal continue a olhar para as instituições da Rede Federal no Norte, para que possamos oferecer uma educação mais equitativa e justa em todo o país”, enfatizou.
O ministro da Educação, Camilo Santana, parabenizou os novos reitores e reafirmou a importância das instituições federais para a transformação social.
“Hoje celebramos um momento de grande importância para a educação brasileira, que é a posse de reitores e reitoras, que estarão à frente de 15 instituições federais de ensino superior e técnicos. Mais que gestores, são líderes que carregam o potencial de transformar não apenas as universidades e institutos federais, mas as comunidades ao redor e transformar vidas. Os desafios que temos pela frente são grandes, mas a história nos mostra que, com determinação e trabalho coletivo, podemos construir um futuro promissor. Cada reitor e reitora que assume seu mandato, traz consigo uma trajetória de dedicação e uma visão que, tenho certeza, enriquecerá ainda mais nossa Rede Federal de Ensino”.
O ministro também destacou o processo democrático de eleição dos novos gestores e afirmou que as ações de cada um deles terão impacto direto na qualidade da educação no Brasil. Sobre o Ifac, ele parabenizou Fábio Storch pelo compromisso em fortalecer a educação no Acre, promovendo inclusão e formação técnica de excelência.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), César Callegari; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli; o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif), Elias de Pádua Monteiro; e o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz Melo.