Solitomb é um game independente gratuito criado pelo desenvolvedor Jakub Wasilewski que reúne elementos do clássico jogo de cartas Paciência e do recente Balatro, indicado ao prêmio de Melhor Jogo do Ano pelo The Game Awards 2024. Ainda em desenvolvimento, o título pode ser jogado diretamente no navegador, oferece download para ser jogado offline e pode também ser comprado por meio de um sistema “Pague o que quiser”, que financiará uma versão maior do game. Para começar a jogar basta acessar a página do desenvolvedor no site Itch.io por este link (https://krajzeg.itch.io/solitomb) no Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge, Opera GX ou outro navegador.
Dentro do jogo, os usuários encarnam um aventureiro que decidiu firmar um pacto com um demônio em troca de poder e riqueza, tendo que destruir todos os monstros de uma masmorra para libertar a criatura que ali foi selada. Para derrotar os inimigos, será preciso utilizar combinações de cartas que misturam um pouco de Paciência e Pôquer. Assim como em Paciência, cartas podem ser movidas de forma que as com números menores podem ser colocadas nas de números maiores, mesmo não sendo em sequência. Solitomb tem também uma jogabilidade Roguelike em que é preciso várias tentativas para progredir no game e há elementos aleatórios que alteram as partidas, como uma loja entre os andares da masmorra para adquirir habilidades.
As regras do game são as seguintes: há cinco tipos de cartas com diferentes ícones, entre elas: ataque (espada), defesa (escudo), poção (fracos e duas de monstros). Até cinco cartas podem ser sacrificadas para o demônio ao arrastá-las para o círculo na parte de baixo da tela e confirmar com um clique. Estas cartas precisam ter algum tipo de formação como as do Pôquer, como pares de mesmo ícone ou número, trincas, 4 cartas iguais, dois pares ou uma sequência. Quanto melhor a combinação de cartas, maior será o bônus concedido em pontos de ataque e defesa, essenciais para vencer.
Ao usar cartas de ataque e defesa ou realizar combos, o aventureiro ganha pontos nesses atributos. Por exemplo, ao jogar uma carta com sete de ataque e cinco para defesa, os atributos do jogador passam ser o mesmo do carteado utilizado. O mesmo vale para cartas de poções que recuperam pontos de vida de acordo com seu valor numérico. Jogar cartas soltas, no entanto, não é suficiente para vencer. Ao invés de utilizar um ‘”7″ e “5” o usuário deve procurar uma carta “6” para criar uma sequência ou outras “7” e “5” para fazer pares e trincas. Estas combinações garantem bônus, fazendo os atributos do aventureiro aumentarem mais do que apenas o valor das cartas.
As cartas de monstros por sua vez indicam sua força pelo seu valor numérico e ao serem sacrificadas atacam o aventureiro com este número como poder de ataque, diminuindo a defesa e tirando pontos de vida caso não haja pontos de defesa o bastante. Após os monstros atacarem, é a vez do jogador contra-atacar usando seus pontos de ataque. Caso o valor seja alto o bastante, o monstro é derrotado, caso contrário é causado um dano equivalente à quantidade de pontos de ataque disponíveis.
Para passar de fase, acessando o próximo andar na masmorra, o player precisa derrotar um certo número de monstros com gemas e liberar pelo menos 4 fileiras de cartas, formando uma rota de fuga. Enquanto planeja suas jogadas, o usuário também não pode realizar movimentos demais, como mover e virar cartas, pois o demônio fica impaciente e começa a sugar sua vida após quatro jogadas. As regras podem parecer complicadas, mas após algumas partidas é fácil entendê-las.