A moto AI é a nova assistente de Inteligência Artificial (IA) de smartphones da Motorola. O TechTudo conferiu uma prévia da novidade durante a conferência Lenovo Tech World 2024, realizada em São Paulo. A assistente da fabricante foca em três pilares principais: assistência, captura e criação, trazendo interações mais intuitivas e personalizadas. Isso é possível graças à sua integração com Modelos de Ação em Grande Escala (LAM), os quais permitem que a Moto AI compreenda o contexto do usuário, aprenda com seus hábitos e transforme comandos em ações práticas. No momento, a tecnologia está em fase de testes apenas para celulares selecionados.
Segundo o porta-voz da Motorola, essa compreensão contextual permitirá que, ao solicitar que a IA “peça um café gelado”, a assistente identifique a cafeteria mais próxima, realize o pedido utilizando linguagem natural, e ainda notifique o usuário quando o café estiver pronto para retirada. O mesmo valeria para solicitar um Uber de casa para o aeroporto, por exemplo. A seguir, saiba tudo sobre os recursos da moto AI, os celulares elegíveis e como testar a novidade.
O que é a moto AI?
A moto AI é a mais recente inovação em inteligência artificial da Motorola, projetada para melhorar a experiência do usuário ao integrar automação, assistência inteligente e criatividade em dispositivos móveis. Diferente dos modelos LLM, extremamente úteis para realização de inferências, pesquisas e execução de tarefas criativas, os Modelos de Ação em Grande Escala (LAM) utilizados pela Moto AI são mais adequados para tarefas contextuais de automação.
A intenção da Motorola é posicionar a moto AI como uma solução acessível e avançada na otimização de rotinas, e não apenas como uma ferramenta embarcada com recursos criativos, que já estão disponíveis em serviços online de IA. Inicialmente, a moto AI chega ao mercado em fase beta com quatro recursos principais: “Catch Me Up”, “Pay Attention”, “Remember This” e “Smart Connect”. Donos dos smartphones mais recentes da marca poderão testar as funcionalidades em breve.
Veja abaixo como funcionam os recursos da moto AI.
1. Catch Me Up
O comando Catch Me Up é projetado para ajudar os usuários a economizar tempo. Ele faz resumos inteligentes de notificações e mensagens perdidas, organizando as informações por prioridade. Tecnicamente, o recurso irá criar um feed similar ao de uma rede social ou de abas de discover de notícias, mas com as notificações perdidas durante a noite, ou enquanto o usuário dirige. Assim, caso haja um e-mail urgente que ficou perdido entre dezenas de outras notificações menos relevantes, por exemplo, o alerta não passará despercebido.
2. Pay Attention
O Pay Attention é a funcionalidade ideal para quem participa de muitas reuniões. Isso porque ela grava o áudio (ou vídeo, em caso de conferências remotas), transcreve todo o conteúdo e cria um resumo. Além de otimizar a criação de atas de reuniões, o recurso destaca os principais pontos, facilitando na hora de buscar informações pontuais no futuro, e cria materiais de divulgação interna sobre o que foi deliberado. O Pay Attention ainda consegue organizar os resumos por tema ou palavras-chave, o que o torna uma solução bastante competitiva no mercado das IAs integradas.
3. Remember This
O Remember This, como o nome já sugere, é um assistente de memória que permite capturar informações em tempo real, fornecendo insights sugeridos pela própria IA. Ao ser utilizado em paralelo ao Pay Attention, essa tecnologia grava momentos específicos, desde trechos importantes de reuniões ou apresentações. O Remember This ainda salva fachadas de lojas ou referências de localização num estacionamento, por exemplo.
4. Smart Connect
O sistema Smart Connect é extremamente eficiente para quem trabalha com vários dispositivos simultaneamente. Atualmente apenas marcas específicas trazem integração nativa entre tablets, PC, smartphones e dispositivos vestíveis, e quase sempre exclusivamente entre produtos proprietários, não integrando totalmente produtos de outras fabricantes.
A funcionalidade Smart Connect cria um ecossistema artificial entre todos os produtos do usuário, permitindo transferir arquivos entre eles rapidamente, como sincronizar galerias de fotos. O consumidor também pode iniciar aplicativos e até realizar busca de materiais ou documentos específicos entre os dispositivos conectados.
Celulares que receberão a Moto AI
Apesar de bastante promissora, a Moto AI chegará inicialmente a poucos celulares, em caráter de teste beta. Até o momento, não há uma janela de lançamento em larga escala. Os smartphones Motorola que receberão a ferramenta de IA embarcada neste primeiro momento são:
- Motorola Razr 50;
- Motorola Razr 50 Ultra;
- Motorola Edge 50 Ultra.
A Motorola não mencionou quando, ou se modelos mais simples que já estão no mercado receberão a Moto AI eventualmente. Mas, considerando se tratar de uma ferramenta que depende de alguns recursos específicos de hardware, as chances são pequenas, principalmente entre os modelos mais populares.
Como participar dos testes da moto AI
O período de testes da Moto AI teve início na última quinta-feira (26), e usuários dos smartphones selecionados para o teste receberão notificações automáticas com convites para experimentar a tecnologia. Caso tenha ignorado a notificação ou queria conferir se seu modelo também é elegível, é possível fazer sua inscrição manual no programa de testes no aplicativo Moto AI, ou no hub Moto Experience, que geralmente vem instalado de fábrica nos celulares da marca.
Concorrentes da moto AI
O Galaxy AI, por exemplo, traz algumas funcionalidades curiosas de IA, como geração de imagens utilizando rascunhos. No entanto, o forte da ferramenta é ampliar a integração do ecossistema de produtos Samsung, como vestíveis e PCs com Windows — mesmo de outras marcas, graças a uma parceria direta com a Microsoft. O Galaxy AI também traz algumas ferramentas inteligentes de transcrição de áudio e gestão de calendários, por meio do assistente Bixby. Mas, ao que tudo indica, a Moto AI visa oferecer uma experiência contextual otimizada.
A situação muda de figura no caso da Apple Intelligence , pois além de trazer os mesmos recursos da Galaxy AI, a integração com a Siri é extremamente mais robusta que a versão da Samsung, e já traz muitas das funcionalidades apresentadas pela Motorola para a moto AI. Naturalmente, a especialidade da Apple, mesmo antes da Apple Intelligence, já era a integração com seu ecossistema de produtos. Com a chegada da IA, a a marca potencializou este elemento, também oferecendo vários recursos avançados de automação contextualizada.
Já no caso dos recursos do Gemini, eles são praticamente a aplicação mobile das ferramentas criativas disponíveis no hub do Google, como criação de textos e imagens. Ao menos até o momento, os serviços de IoT doméstica e gerenciamento de rotinas não receberam melhorias significativas com o Gemini AI. Porém, a empresa também está trabalhando em modelos de Inteligência Geral Artificial, de forma que novidades nesse sentido são apenas uma questão de tempo.
É justamente aí que a Moto AI se destaca, focando menos nos usos criativos da Inteligência Artificial, e investindo pesado no uso aplicado dos modelos de linguagem natural para entregar, efetivamente, uma assistente pessoal capaz de automatizar processos de forma contextual. Aplicações como o Smart Connect são interessantes, mas são apenas usos transversais inerentes da tecnologia como um todo, sendo um desperdício não trazê-las. Por outro lado, os recursos criativos já estão pulverizados em várias plataformas web, e embarcá-los também na Moto AI comprometeria potencialmente as funções robustas de assistência e automação.
Com informações de Motorola