A Operação Chave Mestra, focada no combate ao crime organizado, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (19), com a execução de nove mandados de prisão e 14 de busca e apreensão em diversos municípios, incluindo Rio Branco, Sena Madureira, Plácido de Castro e na Paraíba.

A operação contou com mais de 50 policiais/Foto: MPAC
Entre os detidos, encontra-se um dos líderes de facção, que estava residindo na Paraíba. Além disso, durante o cumprimento de um dos mandados de busca, um dos alvos foi preso em flagrante por tentativa de obstrução das investigações. Ele foi flagrado quebrando seu próprio celular, com o intuito de dificultar o acesso ao conteúdo do aparelho e impedir o avanço das apurações, que buscam identificar novos envolvidos e crimes cometidos pela organização criminosa.
A operação foi coordenada pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Militar.
O nome “Chave Mestra” foi escolhido em alusão à fase seguinte das investigações, que tiveram início após a apreensão do celular de um membro da facção. O conteúdo encontrado no dispositivo forneceu informações cruciais, permitindo o rastreamento de outros integrantes e ampliando o alcance das apurações.
Mais de 50 policiais militares participaram da ação, juntamente com promotores de Justiça do Gaeco, reforçando o trabalho de combate à criminalidade e à organização criminosa no estado.
