O ContilNet obteve com exclusividade, nesta terça-feira (19), a informação de que o coronel Luciano Dias Fonseca, atual comandante-geral da Polícia Militar do Acre (PMAC), deixará o cargo no próximo dia 10 de dezembro.
Fonseca, que ocupa a função desde agosto de 2022, assumiu a posição após a saída do ex-comandante Paulo Cesar Gomes da Silva. Em entrevista à reportagem, o coronel explicou que sua saída faz parte de uma “transição normal de comando” e agradeceu à população acreana pela confiança.

Luciano Fonseca deixa o comando-geral da PMAC no próximo dia 10 de dezembro/Foto: Reprodução
“Sou eternamente grato ao povo do Acre pela oportunidade”, afirmou Luciano Fonseca ao ContilNet.
Formado em Direito pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO), onde se graduou em 2011, o coronel Fonseca é também pós-graduado em Segurança Pública. Durante sua carreira, atuou em diversos comandos, incluindo a Polícia Militar de Brasileia, e passou por importantes funções, como chefe do Batalhão de Trânsito, diretor de inteligência da PM e assessor jurídico da corporação.
A primeira mulher no comando da PMAC
Com a saída do coronel Fonseca, o cargo de comandante será ocupado pela coronel Marta Renata, que atualmente exerce a função de subcomandante-geral da PMAC. Ela fará história ao se tornar a primeira mulher a ocupar o posto de comandante da corporação. Marta Renata, que possui formações em Letras e Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac), tem uma carreira sólida na Polícia Militar, já tendo liderado a diretoria operacional e colaborado com as assessorias jurídica e de comunicação.
A nomeação de Marta Renata para o cargo foi realizada pelo governador Gladson Cameli, que indicou a oficial para assumir a liderança da PMAC a partir de dezembro deste ano.
