UFL é o novo jogo de futebol que promete ser concorrente do EA Sports FC 25 e do eFootball. O game, desenvolvido pela Strikerz Inc, traz uma proposta free to play, ou seja, é totalmente gratuito para todo o público. Tendo Cristiano Ronaldo como investidor, o lançamento tem data prevista para dia 5 de dezembro, mas os usuários que compraram o acesso antecipado poderão jogar a partir desta quinta-feira (28) no Playstation 5 (PS5), Xbox Series X e Xbox Series S, com versões para PC e celulares Android e iPhone (iOS) previstas para o futuro.
O TechTudo participou do evento First Touch, em Londres, para testar o simulador de futebol e conferir os detalhes do game que traz uma lógica diferente do principal concorrente, uma vez que não terá versões anuais e funcionará como um live service, com atualizações constantes, a exemplo do eFootball. Os primeiros updates já têm datas marcadas: 28 de novembro, 5 e 15 de dezembro. A seguir, confira todas as novidades do UFL, detalhes da sua gameplay, além de um papo com o CEO da Strikerz Inc, Eugene Nashilov.
Como funciona o UFL
O principal modo do game, que terá atualizações ao longo dos meses, é a ranqueada online. Nela, o player cria seu time, escolhe o seu jogador e pode começar a jogar com esse clube. O objetivo é subir de nível para ganhar dinheiro e reputação, que podem ser usados para contratar outros jogadores. Como o jogo não se reinicia a cada ano, você pode continuar jogando sem parar. Inclusive, Eugene Nashilov afirma que os itens de personalização que você vai adquirindo ao longo do tempo não tem validade. Podemos assim dizer que essa construção ao longo do tempo é o foco principal do game, que também poderá ser jogado offline e com multiplayer local, seja em 1v1 ou 2v2.
Outro ponto que chama atenção é o mercado de transferências, que funciona com transações entre usuário e jogo, diferente de como acontece no Ultimate Team do FC 25 e no eFootball, por exemplo. Segundo Eugene Nashilov, as possibilidades são bem abertas, e “‘qualquer jogador que você queira pegar, pode ganhar através de sua habilidade de jogo”. Ele afirma que, “quanto melhor for seu jogo, melhores recompensas você ganha”. Além disso, o jogo também vai atualizar o sistema de avaliação que dão notas aos jogadores com base nas habilidades do mundo real.
Perguntado sobre os destaques do UFL, ele afirma que a sensação de jogar é muito diferente em relação aos outros games de futebol do mercado. Para Eugene, o EA FC 25 é mais arcade e o eFootball é mais realista, porque o jogador leva para tempo para receber a bola, por exemplo. “Eu penso que a nossa vibe é única, é algo entre arcade e simulação”, complementa. Ele ainda revelou duas curiosidades que podem agradar quem curte o estilo de game: a primeira é que o UFL contará com beatle pass e duas seasons ao ano, coincidindo com o mercado do futebol na vida real, e a segunda são mini torneios de finais de semana onde será possível competir online com outros players.
Gameplay, funcionalidades e impressões do UFL
Como o jogo conta com várias atualizações, o TechTudo não jogou a versão disponível a partir desta quinta (28), mas algo muito parecido. O teste foi realizado no Playstation 5 (PS5) e, de fato, tanto os visuais quanto os aspectos surpreenderam bem em relação a versão beta. Apesar de o jogo ser cativante e trazer a sensação de melhora ao longo das partidas, o TechTudo sentiu certa dificuldade com a mecânica de defesa do game. Vale mencionar que podíamos escolher jogadores reais como Cristiano Ronaldo, mas os times e uniformes eram fictícios. Ao que tudo indica, a versão liberada nesta quinta-feira (28) seguirá esse padrão.
O game parece favorecer quem realmente gosta e se dedica aos torneios. No evento, o CEO revelou que a ideia é interligar todas as experiências do jogo para que as recompensas proporcionem uma ideia de evolução. Outro ponto do game que pode agradar os fãs dos simuladores de futebol é o fato de o game trazer jogadores lendários. Apesar de confirmar esse fato, Eugene não conta quais e nem quando chegam ao jogo.
Um ponto que pode decepcionar é a ausência, ao menos neste primeiro momento, do esperado modo carreira. Questionado pelo TechTudo, o CEO revela que a dificuldade existe por conta do licenciamento necessário. “Temos uma série de discussões internas acontecendo. Pode ser offline ou, talvez, online onde você desenvolve um personagem… acho que, em algum momento de 2025, contaremos novidades”, explica.
Brasileirão chega no UFL?
Durante o papo com o TechTudo, Eugene explicou que a empresa é bastante interessada no Brasil e que acompanham os eventos, como a Brasil Game Show, por exemplo. Apesar de ressaltar esse olhar e o fato de terem Roberto Firmino como um de seus embaixadores, ele ressalta que o foco está no lançamento. “Talvez alguns outros jogadores brasileiros apareçam. Mas é difícil olhar além disso neste exato momento, porque precisamos lançar e ver o quão bons seremos, o quão bem-sucedidos seremos, mas somos apaixonados pelo Brasil”, afirmou.
Sobre parcerias com os times e campeonatos daqui, ele afirma que há uma possibilidade de parcerias com clubes brasileiros. No entanto, os campeonatos ainda ficarão de fora por enquanto, indicou o CEO.
”Com alguns clubes, é bem provável. Com o campeonato, é um pouco mais difícil para nós neste exato momento, mas ainda pode acontecer com certeza no futuro, mas com clubes, pode acontecer muito mais rápido.”
História da empresa, Cristino Ronaldo e mais embaixadores
A Strikerz Inc surgiu em 2016 a partir de uma pequena ideia e com poucos funcionários. Ao longo dos anos, os trabalhos foram realizados fora da mídia por estratégia. Eugene explica que a decisão foi tomada porque eles realmente gostariam de não chamar atenção neste primeiro momento. Segundo ele, “se até mesmo um estúdio desconhecido dissesse que estava trabalhando em um novo simulador de futebol para consoles e todas as outras plataformas, haveria muita atenção”, algo que a empresa não queria sem ter material para mostrar. Em 2021, eles sentiram a necessidade de aparecer em eventos do segmento e divulgaram o seu primeiro teaser.
No ano seguinte, diversos acordos com embaixadores foram fechados. Nomes como Roberto Firmino e Cristiano Ronaldo chamaram atenção do público. Neste ano, o primeiro beta do UFL contou com a participação de 1,5 milhões de jogadores e contribuiu no aprimoramento das suas versões, que agora serão jogadas gratuitamente por todo mundo.
*A jornalista viajou a convite da Strikerz Inc.