O estado do Acre alcançou a marca de 7.442 novos postos de trabalho formais em 2024, conforme dados do Novo CAGED, divulgados na quarta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Somente no mês de outubro, foram criados 147 empregos com carteira assinada.
Entre os principais setores econômicos, o destaque foi o de Serviços, que gerou 459 novas vagas. Por outro lado, os demais setores apresentaram resultados negativos. A cidade de Rio Branco se destacou com a maior quantidade de empregos gerados no estado, somando 327 postos, o que eleva o total de empregos formais na capital para 77,4 mil. Xapuri e Assis Brasil também tiveram desempenho positivo, com a criação de 8 e 5 novas vagas, respectivamente.
Cenário Nacional
No Brasil, o mês de outubro também apresentou números positivos, com a criação de 132.714 novos empregos com carteira assinada. Ao longo de 2024, o país já acumulou 2,11 milhões de postos formais, e desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023, o Brasil gerou cerca de 3,57 milhões de novos empregos. Com esses resultados, o país atingiu o maior número de trabalhadores com carteira assinada da história, totalizando 47,63 milhões de pessoas empregadas formalmente.