Após receber denúncias sobre a invasão de uma organização criminosa na Terra Indígena Rio Gregório, situada no município de Tarauacá, interior do Acre, o governo estadual anunciou, na noite desta quarta-feira (27), o início de uma operação conjunta com a Polícia Federal para combater o crime. A ação conta com o apoio de agentes das polícias Militar e Civil, além de guarnições do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que se deslocaram de Cruzeiro do Sul para apoiar a operação.
Biraci Junior Yawanawa, cacique da etnia Yawanawa, relatou que mulheres e crianças da comunidade estariam sendo vítimas de abusos e violência.
A operação ainda recebe suporte aéreo do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), com aeronaves enviadas para auxiliar no deslocamento até a área de difícil acesso.
O secretário de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, afirmou que as ações estão sendo cuidadosamente coordenadas. “Estamos adotando todas as medidas necessárias para garantir a segurança das populações indígenas da Terra Indígena Rio Gregório e de outros povos que vivem na região”, afirmou Gaia.