A Sony está planejando retornar ao mercado de consoles portáteis com um novo dispositivo que permitirá rodar jogos do PlayStation 5 (PS5) em qualquer lugar. De acordo com um relatório da Bloomberg, o sistema está em fase inicial de desenvolvimento e pode levar anos para ser oficialmente anunciado e disponibilizado ao público. Caso o projeto avance, este seria o terceiro console portátil da PlayStation, sucedendo o PSP e o PS Vita, lançados em 2004 e 2011, respectivamente, mas descontinuados posteriormente.
O relatório diz que o modelo estaria longe do lançamento, e a decisão ainda pode ser por não levar ao mercado. Vale lembrar que a rival Xbox também estaria trabalhando em um console portátil, apesar de não assumir que vá, de fato, ser lançado para o consumidor final.
O dispositivo seria supostamente baseado no PlayStation Portal, acessório lançado em 2023, considerado um sucesso comercial. O modelo permite o streaming de jogos conectado a um PS5 via Wi-Fi ou nuvem. Este último recurso, porém, exige uma assinatura do PS Plus Premium, plano que não está disponível para usuários brasileiros.
Inicialmente, a ideia era que o PS Portal funcionasse de forma independente, semelhante ao Steam Deck da Valve, conforme explica o relatório. Assim, o novo modelo teria capacidade para rodar os títulos de forma nativa desta vez.
Um lançamento deste tipo poderia competir diretamente com o sucessor do Nintendo Switch, previsto para ser revelado em 2025, além de um futuro Xbox portátil, cujo desenvolvimento foi confirmado pela Microsoft. Segundo o CEO da divisão de games, Phil Spencer, também trata-se de um protótipo, indicando que ainda levará tempo até chegar ao mercado.
Console portátil brasileiro
No Brasil, a novidade é o Zeenix Lite. Disponível em pré-venda, o modelo nacional foi criado pela TecToy, conhecida por ter representado a SEGA no país com os clássicos Master System e Mega Drive. Embora menos potente que o Steam Deck, ele conta com Windows 11, oferecendo funcionalidades que o tornam também um mini PC. Além do Zeenix e do Steam Deck, outros rivais aparecem no mercado brasileiro, como o ROG Ally e o ROG Ally X, da Asus, e o Legion Go, da Lenovo. Confira o comparativo entre os dispositivos.
Com informações de Bloomberg, Insider Gaming, IGN e VGC