Contingenciamento do governo Lula não afetará recuperação das rodovias no Acre, garante DNIT

Aproximadamente 70% do plano de obras para o Acre já foi executado.

O governo federal está prestes a anunciar um contingenciamento de até R$ 19,3 bilhões no orçamento, o que tem gerado preocupação entre os empreiteiros responsáveis pelas obras nas rodovias federais do Acre. A principal preocupação é que os contratos em andamento, com término previsto para o final deste ano, possam ser afetados devido aos saldos residuais, visto que o orçamento de 2025 só será liberado em fevereiro.

O governo Lula já destinou R$1 bilhão para a restauração da BR-364/Foto: Reprodução

Jarbas Soster, empresário que aplica a tecnologia de macadame hidráulico na recuperação da BR-364, afirmou que novos trechos da rodovia devem ser licitados já em janeiro de 2025. “Os novos trechos da BR-364 serão licitados no início do próximo ano”, disse ele.

Ricardo Araújo, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Acre (DNIT/AC), viajará a Brasília na próxima semana para discutir a liberação de recursos. Ele tranquilizou os empreiteiros, afirmando que, dos valores empenhados para o estado, restam apenas R$ 30 milhões a serem quitados até o fim do ano. “Cerca de 70% do cronograma de 2024 já foi executado”, garantiu Araújo.

Ricardo Araújo durante entrevista ao ContilNet/Foto: Christian Rafael

Além disso, Araújo está trabalhando para assegurar R$ 200 milhões do orçamento da União para 2025, destinados a ampliar as obras entre Feijó e o rio Liberdade, com a aplicação de nova tecnologia de macadame em áreas críticas. Em outubro, ele se reuniu com o Ministério dos Transportes para garantir a liberação de R$ 650 milhões para o próximo ano, que serão investidos na recuperação da BR-364, entre Sena Madureira e o rio Liberdade.

Desde o início do mandato do presidente Lula, o governo já destinou R$ 1 bilhão para a restauração da BR-364, entre Sena Madureira e o rio Liberdade. Desse total, R$ 650 milhões foram liberados este ano, somando-se aos R$ 350 milhões investidos em 2013. A previsão é recuperar quase 100 quilômetros dessa rodovia até o final de 2024. Além disso, no primeiro semestre deste ano, o governo federal investiu R$ 320 milhões no recapeamento da BR-317 e também está realizando melhorias em trechos críticos da BR-364, como no rio Caetés.

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