Na segunda-feira (25), Juliana Marques Cordeiro foi escolhida para assumir o cargo de defensora pública-geral do Estado do Acre para o biênio 2025-2027. Com única candidatura, sua eleição foi confirmada por meio de votação interna, o que assegura a continuidade de sua liderança na Defensoria Pública. Ela ocupará o posto deixado por Simone Santiago, atual defensora pública-geral.
Juliana, que exerce a função de subdefensora-geral, possui uma vasta experiência na Defensoria Pública do Acre (DPE/AC). Além disso, preside o Conselho Gestor do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM ACRE/CONGEST) e também atua no setor de atendimento especializado em saúde. Após sua eleição, o nome de Juliana será encaminhado ao governador Gladson Cameli para a formalização da nomeação, conforme o artigo 4º da Lei Complementar Nº 158.
A cerimônia de posse está prevista para o dia 30 de janeiro de 2025. O processo eleitoral foi estendido pela Comissão Eleitoral da DPE/AC, composta pela defensora pública Juliana Caobianco Queiroz, presidente da comissão, e pelos defensores públicos Wânia Lindsay de Freitas Dias e Bruno José Vigato, que atuaram como primeiro e segundo secretários, respectivamente.