O governador Gladson Cameli fez uma visita técnica à Passarela Joaquim Macedo nesta segunda-feira (18), acompanhado pela presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), Sula Ximenes. A visita aconteceu após a identificação, na semana passada, de fissuras na estrutura da passarela e o comprometimento de uma das bases metálicas em uma das colunas.
Após a reportagem do *ContilNet* sobre o problema, o Deracre enviou uma equipe ao local e anunciou que os reparos terão início nesta quarta-feira (20). Gladson Cameli destacou a importância de agilidade nas obras e reforçou o compromisso do Governo do Acre em preservar os principais pontos turísticos da capital.
“A primeira fase dos trabalhos inclui a montagem do canteiro de obras e o monitoramento do solo, com apoio da equipe de topografia do Deracre. Em seguida, serão instaladas estruturas de contenção, como cortinas atirantadas e estacas-prancha metálicas. O reforço da passarela será feito por meio da cravação de 18 estacas circulares no pilar danificado, visando proporcionar maior estabilidade à estrutura”, diz a nota publicada pelo Deracre.
Sula Ximenes revelou que o Governo do Acre destinou R$ 18 milhões de recursos próprios para realizar as obras, que terão como objetivo reforçar a estrutura, corrigir as fissuras e estabilizar as partes mais comprometidas da passarela. O prazo estimado para a conclusão e reabilitação total da Passarela Joaquim Macedo é de 11 meses.