DNIT confirma que o Governo Lula destinará até R$ 1 bilhão para rodovias do Acre em 2025

Além disso, o Dnit iniciará no dia 2 de dezembro a licitação para as fases finais do Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia, conforme anunciado por Araújo.

Em uma reunião realizada nesta segunda-feira (18) com o governador Gladson Cameli e a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Acre, Ricardo Araújo, anunciou que os investimentos do Governo Federal para as rodovias do estado devem alcançar R$ 1 bilhão até 2025.

A reunião teve como foco as ações emergenciais necessárias para manter as rodovias transitáveis durante o período de chuvas intensas, comuns no inverno amazônico.

Encontro teve como pauta principal o planejamento e as ações emergenciais para garantir a trafegabilidade e a manutenção das rodovias federais no estado. Foto: Diego Gurgel/Secom

O governador Gladson Cameli ressaltou a importância das iniciativas do Dnit para a população acreana e se colocou à disposição para apoiar todas as ações que visem melhorar as condições das estradas. “As ações do Dnit no nosso estado são sucesso para o povo acreano. Estamos à disposição para apoiar no que estiver ao nosso alcance”, afirmou.

Ricardo Araújo, por sua vez, informou que o Dnit começará o ano com um orçamento de R$ 600 milhões, com a possibilidade de esse valor chegar a R$ 1,1 bilhão até o final de 2025.

Anúncio foi feito pelo superintendente do DNIT/Foto: Reprodução

“Vamos começar o ano com R$ 600 milhões em verbas, com possibilidade de chegar a R$ 1,1 bilhão até o final do ano. Esse recurso será fundamental para transformar a BR-364 em uma rodovia de qualidade, como a população acreana merece”, explicou.

Um dos pontos destacados pela reunião foi a situação da BR-317, que precisou ser interditada no último domingo (17) devido a uma erosão causada pelas chuvas. “Estamos propondo um convênio com o Deracre para implantar uma balança de pesagem ainda este ano, visando controlar o excesso de peso dos veículos e garantir mais durabilidade à rodovia”, informou Araújo

“Estamos propondo um convênio com o Deracre para implantar uma balança de pesagem ainda este ano”, conta o superintendente. Foto: Diego Gurgel/Secom

O superintendente também ressaltou a preocupação com o tráfego intenso de caminhões com excesso de peso, especialmente durante o período de chuvas, o que pode prejudicar a infraestrutura da BR-364. “Precisamos limitar o excesso de carga para garantir que as rodovias aguentem o impacto do inverno amazônico”, destacou.

Além disso, foi anunciado que no dia 2 de dezembro o Dnit abrirá o processo licitatório para as etapas finais das obras do Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia, com o objetivo de retomar e concluir os trabalhos o mais rápido possível.

A presidente do Deracre, Sula Ximenes, agradeceu a parceria com o Dnit e enfatizou a importância da colaboração entre os dois órgãos.

“Estamos avançando com a parceria entre o Deracre e o DNIT para a instalação da balança de pesagem na BR-364. Essa iniciativa não apenas fortalece o controle e a segurança na rodovia, mas também garante que a arrecadação gerada seja revertida para o estado, beneficiando diretamente a nossa população. Esse é mais um passo no compromisso do Deracre com o desenvolvimento e a infraestrutura do Acre”, concluíu Sula

Essa colaboração entre o Governo do Estado e o Dnit visa garantir a segurança nas rodovias, melhorar o tráfego e proteger as estradas durante as condições adversas do inverno amazônico.

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