Paciente com metástase denuncia demora no atendimento em hospital do Acre; unidade se explica

Paciente oncológica em situação de urgência não é atendida a tempo; familiares questionam hospital

Uma paciente em tratamento para câncer, que já apresenta metástase, viveu uma situação de desamparo na noite de domingo (10) ao procurar atendimento de emergência na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que é referência no tratamento oncológico em Rio Branco. Quem relata o episódio é Edirleide Wolter, acompanhante da paciente.

Edirleide conta que, por volta das 18h30, ela e sua amiga, Maria Rocha, chegaram à unidade de emergência, onde foram informadas de que o médico estava atendendo uma outra paciente em estado grave. Embora a situação fosse compreensível inicialmente, o tempo de espera se estendeu por mais de duas horas. Quando, enfim, a equipe comunicou que o médico estava tomando banho e o atendimento demoraria ainda mais, Maria Rocha expressou sua insatisfação com o atraso.

Em resposta, uma funcionária não identificada sugeriu que Maria fosse encaminhada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Edirleide questiona a falta de agilidade no atendimento e a ausência de uma solução imediata para o caso. “Se a unidade é especializada, como uma UPA conseguiria lidar com uma situação tão grave como essa?”, questiona.

A Unacon se manifestou por meio de uma nota esclarecendo o ocorrido. De acordo com a nota, o atraso no atendimento se deu em razão de uma intercorrência com outro paciente internado, o que exigiu a total atenção do médico plantonista.

Confira a nota na íntegra:

“Em relação ao atendimento da sra Maria Rocha Lima Martins, esclarecemos que a mesma não foi atendida prontamente na Unidade de Assistência de Alta Complexidades em Oncologia (Unacon) em virtude de intercorrência com paciente internado nesta unidade, o que requereu a atenção integral do médico plantonista. A paciente foi orientada a aguardar ou se dirigir a uma Unidade de Pronto Atendimento, no entanto, quando o médico retomou os atendimentos, a mesma já não estava no local. Na oportunidade, o Unacon esclarece ainda que os pacientes oncológicos que precisam de atendimento de urgência e emergência – principalmente os pacientes que estão em tratamento de quimioterapia, radioterapia e pós-cirúrgicos, devem procurar atendimento na emergência oncológica, no entanto, caso haja superlotação temporária da unidade, eles podem ser direcionados às Unidades de Pronto Atendimento ou Pronto Socorro, para que seus atendimentos sejam assegurados e, caso necessário, estes serão regulados para a continuidade do tratamento no Unacon.

Depois de averiguar o acontecido, tomamos as devidas providências, e referida paciente foi atendida pelo especialista radiotepeuta e realizados todos os exames de urgências, realizada terapia adequada dos exames, como não era caso de urgência, mas salientamos que o controle da dor dos nossos pacientes é prioridade nessa unidade.
Ressaltamos que a paciente segue em acompanhamento ambulatorial nesta unidade.

Fizemos contato por telefone com o seu José (esposo), relatou que a paciente está muito bem e sem dores.

Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento.”

 

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