A partir desta segunda-feira (11), o setor de nefrologia da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) foi reaberto, após quase um mês de suspensão. O serviço, que atende pacientes com doenças renais crônicas, foi restabelecido para 24 pessoas que optaram por continuar o tratamento de hemodiálise na unidade, a qual passou por uma reforma substancial.
A interrupção no atendimento ocorreu em 16 de outubro, quando os pacientes foram transferidos temporariamente para clínicas conveniadas devido a problemas no fornecimento de materiais essenciais para a hemodiálise. Durante esse período, a Fundhacre aproveitou para realizar a reforma na unidade, que não recebia melhorias significativas há mais de 10 anos. A revitalização contou com um investimento de R$ 1,3 milhão, que visou oferecer melhores condições de atendimento aos pacientes.
Com a reabertura, a Fundhacre garantiu que aqueles que optaram por retomar o tratamento na unidade terão acesso contínuo aos serviços de hemodiálise. Já os pacientes que preferiram seguir com o tratamento nas clínicas parceiras poderão manter o atendimento nesses locais.
Além do retorno da hemodiálise, a Fundhacre agora está preparada para realizar transplantes renais de forma mais eficiente. A unidade foi recentemente habilitada pelo Ministério da Saúde para agilizar o processo de transplante renal, que no estado é coordenado pela Central Nacional de Transplantes. Atualmente, cerca de 180 pacientes aguardam na lista de espera por um transplante no Acre.