O deputado estadual Gilberto Lira (UB), presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), anunciou, durante a sessão desta terça-feira (12), que os candidatos do que foi denominado o “maior concurso da Educação” terão mais tempo para enviar a videoaula, uma das etapas mais importantes do processo seletivo. A videoaula, que funciona como uma prova prática, é essencial para os candidatos que disputam vagas de professor.
A extensão do prazo foi acordada após a comissão levantar as dificuldades com o secretário de Educação, Aberson Carvalho. Lira explicou: “Nós conseguimos um prazo maior para as pessoas que estão com dificuldade de gravar e postar o vídeo. As pessoas reclamavam muito que o tempo era pouco e que era complicado fazer essa gravação”, afirmou.
O novo prazo de envio foi estendido até o período de apresentação da fase de titulação. O deputado também destacou que existe a possibilidade de permitir que candidatos que já tenham enviado seus vídeos possam reenviar uma versão aprimorada. Essa proposta será analisada pelo secretário Aberson Carvalho.
Recentemente, a exigência de envio dos vídeos gerou críticas na Aleac. O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) levantou a preocupação de que os vídeos, obrigatoriamente postados em uma plataforma de streaming, como o YouTube, estariam sendo removidos por violação de regras relacionadas à exposição de dados pessoais, o que poderia levar à desclassificação dos candidatos. Ao todo, 3 mil vagas estão sendo oferecidas, e a organização do concurso está a cargo da empresa Nosso Rumo.