Gladson anuncia participação do Acre na COP 29 no Azerbaijão, na próxima semana

Azerbaijão é um país independente desde 1991, com 10 milhões de habitantes e uma economia centrada na exploração de recursos naturais; veja quem fará parte da comitiva

O governador Gladson Cameli anunciou, nesta manhã de sexta-feira (8) que nos próximos dias embarca para o Azerbaijão, liderando uma comitiva de secretários e assessores, para participar da CP 29, realizada naquele país. O Azerbaijão é um país independente desde 1991, com 10 milhões de habitantes e uma economia centrada na exploração de recursos naturais. É um país localizado na região do Cáucaso, entre o Leste da Europa e o Oeste da Ásia.

Anúncio foi feito por meio das redes sociais/Foto: Reprodução

“Seguimos na missão de diminuir os índices de desmatamento e queimadas”, disse Gladson Cameli, ao anunciar a viagem. “Estaremos presentes na COP 29 mostrando a representantes de diversas partes do mundo sobre as nossas ações e projetos que visam proteger as nossas florestas”, acrescentou.

A comitiva, liderada pelo governador Gladson Cameli, é composta pelo secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara; presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo; coordenadora do Programa REM Acre na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Marta Azevedo; secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC), Charles Santos; secretária Comunicação, Nayara Lessa; e coordenador da Casa Civil, Ítalo Medeiros.

Com o tema Acre+ resiliente na COP 29, a comitiva abre sua participação no painel que irá tratar sobre financiamento climático e sistema de REDD + Jurisdicional, no espaço do Consórcio Interestadual Amazônia Legal (CAL), na terça-feira (12). O painel apresentará a capacidade do Estado em captar e executar recursos nacionais e internacionais para o financiamento climático.

COP 29 acontece no Azerbaijão/Foto: Reprodução

O Acre é reconhecido como referência, por já ter firmado cooperação internacional com a Alemanha e o Reino Unido para implementação do Programa REM, em execução desde 2012.

Outras parcerias internacionais também já foram firmadas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Recentemente, o Acre também foi o primeiro a acessar recursos, na retomada com o Fundo Amazônia, no valor estimado de R$ 98 milhões.

O Acre tem avançado ainda no cumprimento de uma série de requisitos para obter a certificação internacional para a geração de créditos de carbono de alta integridade. O processo facilitará a continuidade das negociações, a exemplo do programa Leaf (Reduzindo Emissões Acelerando o Financiamento Florestal).

O Consórcio da Amazônia Legal (CAL) organizou uma programação especial da COP 30 com a participação dos nove estados amazônicos, incluindo o Acre, na quarta-feira, 13.

O evento conta com a adesão dos governadores engajados na estratégia Baku to Belém, de unir os estados amazônicos em torno de uma agenda comum para a COP 30.

O objetivo é garantir que a Amazônia esteja no centro das discussões sobre mudanças climáticas, promovendo a colaboração entre as unidades da federação para alavancar recursos e ações que fortaleçam o desenvolvimento sustentável na região.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas