Um erro no sistema do Nubank permitiu saques indevidos entre a noite de quinta e a madrugada desta sexta-feira (8). Conforme relatos nas redes sociais, correntistas do banco digital conseguiram retirar dinheiros em caixas eletrônicos na função crédito, mesmo sem limite disponível na conta. O saque no cartão de crédito é uma forma de empréstimo, limitada até 15% do limite total de um correntista. O erro acabou afetando também o saque comum, na função débito, que ficou indisponível para alguns clientes. Além disso, há reclamações sobre contas duplicadas na fatura.
O TechTudo entrou em contato com o Nubank questionando o que causou a falha. A empresa não esclareceu o motivo do problema e como identificará os saques indevidos. Em nota, o banco informou apenas que “o serviço de saque via débito já foi normalizado e que estamos trabalhando para o restabelecimento do saque via cartão de crédito o quanto antes”. A seguir, veja mais detalhes.
O problema com o saque gerou um aumento de buscas pelo assunto, com termos como “bug Nubank hoje”, “Nubank bug” e “Nubank bugado” em aumento repentino no Google Trends nas últimas horas. Há reclamações também sobre cobranças indevidas em faturas, com valores sendo duplicados ou compras já pagas reaparecendo nas notificações do aplicativo. O TechTudo também questionou o banco sobre essa falha, mas não ainda não recebeu resposta sobre.
Como funciona o saque no cartão de crédito do Nubank ?
Diferente do saque comum, quando o dinheiro físico é descontado diretamente da conta do cliente, a modalidade de saque no cartão de crédito permite que o usuário tenha dinheiro físico em mãos sem necessariamente ter algum valor na conta, como um empréstimo. O total será registrado na fatura, com juros de 9,75% ao mês, cobrado automaticamente o momento da operação.
O banco digital informa também que a função é restrita a até 15% do limite disponível para o cliente, chegando ao valor máximo de R$ 2.500 por ciclo de fatura. A empresa só recomenda o uso do recurso em dois casos: caso o estabelecimento em que uma pessoa queira realizar uma compra não aceite cartão ou quando se está no exterior.
Com informações de Nubank.