Um ano da tragédia aérea no Acre: acidente que matou 12 pessoas é relembrado hoje; VEJA a matéria

A queda do avião ocorreu a 1.800 metros além da cabeceira da pista do Aeroporto de Rio Branco.

No dia 29 de outubro de 2024, recordamos o trágico acidente aéreo em Rio Branco que resultou na morte de 12 pessoas. Esse incidente é considerado o terceiro mais grave da história do Acre.

Aeronave caiu próximo ao Aeroporto de Rio Branco; 12 vítimas morreram/Foto: Corpo de Bombeiros do Acre

Na manhã de 29 de outubro de 2023, um avião de pequeno porte, um Cesna Caravan com o prefixo PT-MEE, caiu a cerca de 1800 metros da pista do Aeroporto de Rio Branco, em uma área de mata densa perto de uma fazenda, às margens da BR-364.

A bordo estavam 12 passageiros, incluindo um bebê, e dois tripulantes — o piloto e o copiloto. O governo do estado confirmou que não houve sobreviventes. O voo decolou de Rio Branco às 7h20 e a queda ocorreu aproximadamente um minuto depois.

O acidente vitimou 12 pessoas que estavam a bordo da aeronave/Foto: ContilNet

A aeronave tinha como destino o município de Eirunepé, no Amazonas, com uma parada planejada em Envira. Após o acidente, várias viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CBMAC) foram enviadas ao local. O município de Envira declarou luto oficial de três dias em razão das mortes de quatro de seus habitantes que estavam na aeronave, incluindo dois empresários, uma servidora pública e uma outra mulher. Os outros seis passageiros eram de Eirunepé. O Instituto Médico Legal iniciou uma força-tarefa para a remoção e identificação dos corpos, que será feita por meio de exames de DNA.

O acidente gerou ampla repercussão nacional, sendo destaque no programa Fantástico, um dos mais relevantes do Brasil. A reportagem revelou que a queda provocou um incêndio, que levou cerca de três horas para ser controlado pelos bombeiros, em uma região de difícil acesso.

O acidente aconteceu no dia 29 de outubro/ Foto: Juan Diaz/ContilNet

Segundo um levantamento do site Aviation Safety Network, publicado pelo Valor Econômico, o acidente no Acre foi um dos mais mortais do mundo em 2023. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou que a investigação do acidente está 55% concluída, com a coleta de dados sobre os componentes e sistemas da aeronave em andamento. Também estão sendo analisadas informações sobre a manutenção e o histórico de reparos do avião.

Vítimas do acidente:

Passageiros:

– Alexander Bezzerra
– Francisco Eulimar
– Ana Paula Melo
– Raimundo Nonato Melo
– José Maria Epifanio
– Antonio Matos
– Antonia Elizângela
– Edineia de Lima
– Clara Maria Monteiro

Tripulantes:

– Cláudio Atílio Montari – piloto
– Kleiton Lima Almeida – copiloto

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas