No episódio mais recente do podcast Em Cena, apresentado pelo ContilNet, o vereador recém-eleito de Rio Branco, André Kamai, abordou a decisão de diminuir a influência do PT nas candidaturas municipais.
Ele considerou um erro excluir o partido do presidente Lula das discussões políticas, afirmando:“Nunca me passou pela ideia na cabeça que o PT poderia me prejudicar. Eu vejo a luta política nas pessoas”

Vereador eleito, André Kamai/Foto: Reprodução
Kamai mencionou que o PT recebeu um convite para integrar a chapa majoritária de Marcus Alexandre, mas a escolha de retirá-lo foi uma decisão do povo.
O vereador também comentou sobre a ausência de menções ao presidente Lula durante os debates. “Marcus fez uma escolha de não colocar isso no debate. E ele tem todo o direito de fazer isso. Direito. Mas acho que foi uma decisão equivocada” Ele enfatizou que, após as eleições, a colaboração entre os dois partidos chegou ao fim.
Sobre o cenário político atual, Kamai destacou Lula como um modelo na discussão de políticas públicas. Ele expressou sua preocupação com a falta de propostas concretas em Rio Branco: “Estamos vivendo uma completa ausência de projetos políticos […] “Falta olhar para a realidade do Acre, de Rio Branco e pensar projeto político” Ele criticou a forte presença dos apoiadores do atual prefeito Tião Bocalom na Câmara de Vereadores.
André Kamai, que obteve 2.240 votos, é um vereador eleito pelo PT no município de Rio Branco em 2024. Formado em sociologia, ele tem raízes familiares no partido e uma trajetória marcada por sua atuação em movimentos estudantis e em várias instituições políticas e governamentais.