O vereador eleito Joabe Lira (União Brasil) declarou, em uma entrevista exclusiva ao ContilNet nesta segunda-feira (21), que está disponível para ser candidato à presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, representando seu partido e aliados.
Atualmente, ele ocupa um cargo na Secretaria Municipal de Zeladoria e Cuidados com a Cidade, onde permanecerá até a posse em fevereiro do próximo ano. Lira acredita que a mesa diretora do legislativo municipal deve ser liderada pelos aliados do prefeito reeleito Tião Bocalom (PL).

Joabe Lira com Bocalom e Alysson/Foto: ContilNet
“Nosso entendimento é neste sentido porque, se fosse para a oposição dirigir os destinos do município, não teria reeleito o prefeito Tião Boçalom e a grande maioria dos vereadores dia partidos que estavam juntos com ele”, afirmou. Ele reforçou que, caso a oposição tivesse a intenção de administrar a cidade, outros candidatos teriam sido escolhidos.
Joabe Lira observou que a base de apoio a Bocalom é composta por pelo menos cinco partidos (PP, PL, UB, Podemos e PSDB), totalizando 13 dos 21 vereadores eleitos, o que viabiliza a formação de uma mesa diretora aliada e representativa das siglas que compõem a coalizão.
Em relação a possíveis críticas sobre a ideia de que uma mesa diretora dominada por partidos da aliança do prefeito transformaria a Câmara em um “puxadinho” da Prefeitura, Lira rechaçou essa visão.
“Fomos eleitos juntos com o prefeito para trabalharmos unidos observando o princípio de independência, mas independência harmoniosa, em favor da população. O que a população quer é uma Câmara com vereadores presentes e trabalhando para ajudar a Prefeitura a resolver os graves problemas que afligem a cidade, tanto na zona urbana como rural”, conclui.