A cinebiografia de Chico Mendes, com previsão a ser gravada no Acre em 2025, contará com 30% da equipe e do elenco formado por acreanos. O co-roteirista e co-produtor do longa-metragem, Sérgio de Carvalho, disse ainda que o ator Bruno Gagliasso, produtor associado, poderá fazer parte do elenco – mas sem confirmação.
“O projeto está com compromisso com os fazedores de cultura local. Entre equipe e elenco, 30% vai ser acreano. Tem um compromisso firmado com o comitê Chico Mendes, com a família dele, que serão pessoas do Acre e do norte do Brasil. É uma contrapartida do projeto e a gente precisa valorizar os profissionais, tanto criativos quanto técnicos do Acre. A gente está na fase de captação, de elaboração de projeto, de roteiro, nessa parte de encontrar os parceiros”, afirma Sérgio de Carvalho ao Ac24horas.
Os direitos para adaptar a biografia foram cedidos ao estúdio pelas filhas do ativista, Angela e Elenira Mendes. O ator Jorge Paz será o intérprete do líder seringalista.
“O Bruno Gagliasso ainda não está confirmado no elenco. Ele é produtor associado, por isso que ele está participando de todas as agendas do filme, que pretende ser totalmente sustentável, sem impacto ambiental nenhum, feito inédito, que é condizente com a história do Chico”, relatou Sérgio.
Sobre o filme
Produzido pelo Estúdio Escarlate (SP), o projeto tem o apoio da família do ambientalista e tem previsão de estreia na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) em 2025, em Belém, no Pará. A direção é de Sérgio Machado, com co-produção e roteiro de Sérgio de Carvalho, cineasta acreano e diretor do premiado Noites Alienígenas.