O Acre recebeu R$ 9,72 milhões do Governo Federal através do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Esse recurso beneficiará 48.020 estudantes acreanos que vivem em áreas rurais.

O Pnate tem o objetivo de apoiar o transporte dos estudantes por meio de assistência técnica e financeira, em caráter suplementar, a estados, municípios e o Distrito Federal/Foto: Fábio Nakakura/MEC
O montante representa um aumento de 81,2% em relação aos R$ 5,36 milhões repassados ao estado em 2022. O Pnate visa oferecer suporte financeiro e técnico para o transporte escolar, complementando os recursos disponíveis para estados, municípios e o Distrito Federal. Os repasses são realizados em duas parcelas anualmente, geralmente em março e agosto.
O valor total destinado a cada unidade da federação é calculado com base no número de alunos que residem em áreas rurais e que necessitam de transporte escolar, conforme os dados do censo escolar do ano anterior, multiplicado pelo valor per capita estabelecido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).