Servidores técnicos da Universidade Federal do Acre (Ufac) farão uma paralisação nesta terça e quarta-feira (15 e 16). A decisão foi anunciada na semana passada.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (Sintest), a paralisação foi aprovada em assembleia realizada no dia 10 deste mês. O movimento visa discutir questões relacionadas ao cumprimento do acordo firmado com o governo federal após uma greve que se estendeu por mais de três meses neste ano.
“A assembleia deliberou sobre à paralisação em resposta a promessa não cumprida pelo governo após a greve” , afirmam os representantes do sindicato.
A mobilização acontecerá em todo o Brasil, conforme comunicado da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Pública do Brasil (Fasubra). Recentemente, a federação alertou que faltam menos de 80 dias para o governo honrar o acordo feito com a categoria.
Em uma mensagem enviada aos alunos da Ufac, foi esclarecido que a paralisação de dois dias não afetará as aulas. “Boa noite! Informamos que nos dias 15 e 16/10 haverá paralisação nacional dos técnicos administrativos da educação federal. Apenas os servidores técnicos estarão paralisados; as aulas ocorrerão normalmente”, destaca o comunicado.
De acordo com o Sintest/AC, no primeiro dia da paralisação, os servidores participarão de um café da manhã na guarita da instituição para discutir as promessas não cumpridas pelo governo federal. No segundo dia, serão abordadas pautas relacionadas ao sindicato.