Pesquisa da Fecomércio aponta que quase 80% das famílias acreanas estão endividadas

Ao nível nacional, o principal meio de pagamento é o cartão de crédito, utilizado por 30% das famílias em todo o país

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), revela que 76,1% das famílias no Acre estão endividadas. Isso representa aproximadamente 88.897 lares, dos quais 49.982 estão com dívidas em atraso. Além disso, 19.399 famílias relataram não ter condições de saldar seus compromissos financeiros.

A pesquisa foi divulgada pela Fecomércio-AC /Foto: Guilherme Santos/Sul21

Divulgados pela Fecomércio-AC, os dados mostram que o nível de endividamento em setembro deste ano foi inferior ao do mês anterior e é o menor registrado desde dezembro de 2023. A pesquisa também indica que, em setembro, 77,2% das famílias brasileiras afirmaram ter dívidas, com 29% dessas dívidas já em atraso e 12,4% dos devedores sem condições de pagá-las no vencimento, passando assim a inadimplentes.

Em relação ao uso de meios de pagamento, a nível nacional, o cartão de crédito é o mais utilizado, empregado por 30% das famílias, principalmente para despesas com alimentação, roupas e calçados. Em contrapartida, o cheque pré-datado não é uma opção comum entre os consumidores.

No entanto, as famílias do Acre têm utilizado o cartão de crédito como principal forma de pagamento, o que pode levar a um aumento dos gastos e, consequentemente, à inadimplência. “É importante que os empresários do comércio de bens, serviços e turismo da nossa região considerem esses indicadores, pois isso facilitará a oferta de produtos e serviços que atendam ao perfil de consumo das famílias acreanas, contribuindo para a redução da inadimplência”, afirmou Egídio Garó, assessor institucional da Fecomércio Acre.

@2024 – Todos os direitos reservados. Hospedado e desenvolvido por RJ Sistemas