No mês passado, o ginecologista e obstetra Antônio Carlos Barroso realizou um parto empelicado, um fenômeno raro no qual o bebê nasce ainda envolto na bolsa amniótica, no Hospital Santa Juliana.

Vídeo foi publicado nas redes sociais do médico/Foto: Reprodução
Esse evento raro aconteceu novamente no mesmo hospital menos de um mês depois, no dia 2 de setembro, com o mesmo médico conduzindo o procedimento. “Foi como se o raio caísse duas vezes no mesmo lugar”, comentou o Dr. Antônio.
Em suas redes sociais, o médico detalhou que precisou fazer um corte na bolsa amniótica, que não havia rompido durante o parto. Ele também mencionou que o segundo bebê, um menino, nasceu empelicado de forma inesperada, especialmente porque a cirurgia foi realizada com urgência.
O parto empelicado é considerado um evento incomum na obstetrícia, de acordo com especialistas. Esse tipo de nascimento ocorre quando a criança, ainda protegida pela bolsa amniótica que a nutre durante a gestação, nasce sem que o saco gestacional tenha estourado, o que normalmente acontece pouco antes do parto.
Embora seja uma situação rara, o parto empelicado não representa risco para a mãe ou para o bebê. Após o nascimento do bebê envolto pela bolsa, o médico realiza um pequeno corte na bolsa para que ela possa romper completamente.
VÍDEO