O Acre tem sofrido com as fumaças que tem atingido o estado, além da poluição, que diminui a qualidade do ar. Como medida emergencial, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), anunciou que as unidades básicas de saúde estão com horário de atendimento estendido até às 22h.
As medidas foram anunciadas no último dia 3 durante uma coletiva de imprensa na Expoacre com a participação do Gabinete de Crise. Durante o anúncio das medidas, o secretário de Saúde, Pedro Pascoal apontou que as equipes de saúde nas UPAS e Pronto-Socorro foram ampliadas, além de ter 10 leitos em ‘stand-by’ para abertura, caso necessário, no Hospital da Criança.

Crianças são grupo de risco/Reprodução
Na última segunda-feira (9), o Gabinete de Crise se reuniu novamente e, em coletiva de imprensa, reafirmou que o grupo de risco são crianças menores de 5 anos e os idosos acima de 60 anos ou algum paciente que tenha algum tipo de doença respiratória.
Além disso, Pascoal afirmou que houve um aumento na procura de atendimentos, mas o monitoramento da taxa de ocupação dos leitos, principalmente de UTI e pediátrica, estão dentro de uma faixa aceitável, abaixo de 60%.

Secretario de Saúde Pedro Pascoal afirma que as unidades básicas de saúde, terão horário estendido de atendimento, até às 22h/Foto: Neto Lucena/Secom
“Hoje nós temos a UTI pediátrica abaixo de 60% de ocupação e esse fato ele será o nosso norteador para a tomada de decisões. Medidas simples podem ser adotadas em casa. Aquela máscara cirúrgica que era utilizada na época do Covid, vamos usar quando tiver que sair de casa e estar exposto ao meio ambiente. Hidratação é um ponto crucial neste momento”, disse.
