O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, decidiu prorrogar a suspensão das aulas na rede municipal de ensino devido à deterioração da qualidade do ar. O novo decreto foi publicado na edição de terça-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A suspensão as aulas foi prorrogada pela Prefeitura de Rio Branco/Foto: Andryo Amaral
A decisão visa salvaguardar a saúde de estudantes e profissionais da educação em face dos altos níveis de poluição atmosférica. De acordo com o decreto, as aulas nas escolas municipais permanecerão suspensas nos dias 09 e 10 de setembro de 2024. Inicialmente, a suspensão estava programada para terminar no dia 6 de setembro, mas a situação crítica da qualidade do ar levou à extensão da medida.
Situação da Qualidade do Ar
O Boletim da Seca, emitido diariamente pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), revelou que, na última segunda-feira (9), quatro cidades do Acre enfrentavam condições de qualidade do ar muito ruins.
Porto Acre (154,74 μg/m³), Brasiléia (147,04 μg/m³) e Manoel Urbano (129,18 μg/m³) estão com a qualidade do ar considerada crítica. Rio Branco também figura entre as cidades afetadas, com duas estações de monitoramento registrando níveis alarmantes: 334,73 μg/m³ na Ufac e 153,03 μg/m³ no Centro. Para comparação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda um limite diário de 15 μg/m³ para uma qualidade do ar aceitável.