No próximo dia 6, municípios de todo o Brasil vão eleger seus representantes para a prefeitura e a Câmara de Vereadores. Este será o primeiro pleito municipal com horário unificado em todo o país.
O horário adotado é o de Brasília, o que significa que estados com fusos horários diferentes, como o Acre, precisarão se adaptar e iniciar a votação mais cedo, assim como ocorreu nas eleições presenciais de 2022. Em Brasília, a votação ocorrerá das 8h às 17h, enquanto no Acre, será das 6h às 15h, para evitar atrasos na apuração dos votos.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, revelou à CNN que haverá uma nova abordagem na divulgação da apuração dos votos devido ao horário unificado. Nos municípios com mais de 200 mil habitantes, que podem ter segundo turno, a divulgação será em tempo real, tanto por zona eleitoral quanto para o município como um todo.
Nos municípios menores, os dados totais também serão divulgados em tempo real. Segundo Cármen Lúcia, essa decisão visa prevenir uma sobrecarga no sistema.