Na manhã da última terça-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu em Brasília os membros da delegação paralímpica, incluindo a atleta acreana Jerusa Geber. O encontro foi uma forma de homenagear os paralímpicos, expressando agradecimento e reconhecimento pelo seu esforço. Lula também reafirmou o compromisso do Governo Federal em proporcionar as condições necessárias para a preparação e estrutura dos atletas.
Durante os Jogos Paralímpicos na França, todas as medalhas conquistadas foram obtidas por atletas que recebem apoio do programa de incentivo do governo. O Brasil contou com 280 competidores em Paris, dos quais 274 são atualmente beneficiados por esse programa. “O que vocês realizaram na França foi uma verdadeira epopeia”, afirmou Lula.
O Brasil teve uma performance histórica, obtendo 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, e alcançou pela primeira vez o top 5 na classificação geral. O número de ouros também foi recorde, superando os 22 conquistados nas Paralimpíadas de Tóquio em 2021.
Jerusa Geber, por sua vez, trouxe para casa duas medalhas de ouro em Paris, nas provas de 100m e 200m. “A medalha nos 200 metros era a que menos esperávamos, e foi a número 23 do Brasil em Paris. Esse foi um recorde de medalhas para o país, e eu fui a única mulher da delegação de atletismo a conquistar duas medalhas de ouro. Isso mostra a força das mulheres na competição”, comentou.
Ao final do encontro, Jerusa expressou sua gratidão pela recepção do presidente Lula. “É importante reconhecer esses momentos. Esta não é a primeira vez que sou recebida por ele; a primeira foi em 2008, quando voltei de Pequim. É uma experiência maravilhosa”, concluiu a campeã.