Nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE) deu início à geração das mídias para preparar as 2.868 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições Municipais de 2024.
Esse procedimento visa criar os dados oficiais que serão inseridos nas urnas de todo o estado, incluindo o sistema de votação, nomes, números e fotos dos candidatos, além das informações dos eleitores de cada seção.
A cerimônia, que é de caráter público, poderá se estender até o dia 24 de setembro, mas pode ser finalizada antes se todas as mídias forem geradas anteriormente. Depois dessa fase, entre os dias 25 e 29 de setembro, haverá outra cerimônia pública em todas as zonas eleitorais do estado para a carga das urnas.
“Caso ocorra um segundo turno das eleições em Rio Branco, uma nova geração de mídias será realizada. O TRE-AC continuará a promover ampla divulgação do processo, assegurando transparência e a participação de entidades fiscalizadoras, imprensa e sociedade civil”, informou o TRE.
Entenda o Processo
Este procedimento consiste em uma cerimônia pública na qual os dados necessários para o funcionamento das urnas eletrônicas são gravados nas mídias. O trabalho é realizado em três etapas:
1. Mídia de carga: contém informações essenciais para preparar a urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e os candidatos que participarão das eleições.
2. Mídia de votação: é configurada para armazenar os votos da seção durante a votação.
3. Mídia de resultado de votação: é destinada a gravar o resultado da seção no final da votação, que será enviado para a totalização.