O Ministério da Previdência Social (MPS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal estabeleceram um acordo de cooperação técnica visando o compartilhamento das agências-flutuantes da Caixa e das embarcações do INSS, conhecidas como PREVBarcos.
Com essa parceria, o INSS terá a oportunidade de utilizar as embarcações da Caixa para oferecer serviços previdenciários, enquanto a Caixa poderá acessar as embarcações do INSS para realizar serviços bancários. O contrato foi formalizado na última terça-feira (17) em Brasília.
Essa iniciativa beneficiará diversas localidades do Acre, além de comunidades ribeirinhas no Amazonas, Leste, Norte, Nordeste e Noroeste do Pará, e importantes áreas do Amapá, como Bailique e Buritizal, além de todo o sudeste de Rondônia. A primeira missão relacionada a esse acordo está prevista para acontecer ainda este ano. Atualmente, o INSS opera três PREVBarcos no Amazonas e um no Pará, que juntos atendem cerca de 1.890 segurados mensalmente. O acordo tem validade de 24 meses, com possibilidade de prorrogação.