O Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, autoriza o emprego da Força Nacional de Segurança Pública com foco em diversos municípios do Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Roraima. A portaria foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial da União (DOU).
No Acre, apenas o município de Feijó deve receber a atuação dos agentes da Força Nacional para atuar em ações de combate a incêndios florestais, de polícia judiciária e de perícia forense por 90 dias.
Os agentes atuarão em apoio à Polícia Civil e Polícia Federal na investigação e combate das causas de surgimento de incêndios por ação humana.
Feijó está no topo da lista dos municípios do Acre que mais queimam. Em 2024, a cidade já registrou 1.305 focos de queimadas, o que equivale a 25,4% de todos os focos de calor registrados no estado durante este ano. Apenas em setembro, foram registradas 645 focos de queimadas no município. Os dados são da plataforma BDQueimadas, usada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Confira a portaria aqui.