Na semana passada, a Agência Nacional de Águas (ANA) declarou uma situação crítica devido à seca no Rio Madeira. A estiagem prolongada pode levar à necessidade de desligamento das turbinas da Hidrelétrica de Santo Antônio, interrompendo temporariamente a geração de energia até que o nível do rio se recupere.

Usina de Santo Antônio, em Rondônia/Foto: Energisa
Essa situação é semelhante à ocorrida no ano passado, quando a seca já havia forçado a hidrelétrica a suspender a produção de energia.
Patrick Thadeu Thomas, superintendente adjunto da ANA, confirmou a possibilidade de nova paralisação. “Observando os níveis atuais, acreditamos que a usina de Santo Antônio poderá enfrentar outra interrupção. Os níveis estão abaixo da média histórica e a tendência é de que caiam ainda mais, superando os baixos níveis registrados no ano passado”, afirmou.
Se a usina precisar parar suas operações, a distribuição de energia no Acre poderá ser gravemente afetada. A Hidrelétrica de Santo Antônio, com suas 44 turbinas, abastece não só o Sudeste e outras regiões do Brasil, mas também possui seis turbinas dedicadas exclusivamente para Rondônia e Acre.
