Preço dos combustíveis no Acre pode subir até 20% por causa da seca no rio Madeira; entenda os motivos

A elevação é causada pelas distribuidoras de combustíveis em Manaus.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) informou que, devido à seca severa no Rio Madeira, o preço dos combustíveis no Acre e em Rondônia poderá aumentar até 20%. Esse acréscimo representa uma média de R$ 0,40 por litro para gasolina e diesel.

Foto: Agência Brasil

A notícia foi divulgada nesta segunda-feira (5) pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Acre (Sindepac), que publicou um comunicado sobre a situação.

Segundo o comunicado, a elevação dos preços é causada pelo impacto nas operações das distribuidoras de combustíveis localizadas em Manaus, Amazonas, que fornecem parte do abastecimento para o Acre e Rondônia. A seca prolongada tem dificultado a navegação no Rio Madeira, resultando em atrasos e exigindo que as balsas operem com menor capacidade para evitar encalhes em bancos de areia. Isso eleva os custos de transporte.

Delano Lima, presidente do Sindepac, expressou sua preocupação com o aumento, mencionando que o impacto também será sentido em Rio Branco, onde algumas distribuidoras já estão ajustando os preços devido às mudanças no transporte dos combustíveis.

Esse aumento de preços durante períodos de seca já foi observado no ano passado.