A Netflix sofreu o maior vazamento da história na noite desta quinta feira (8). O leak colocou nas redes sociais cenas de diversos filmes e séries previstos para estrear nos próximos meses ou até mesmo em 2025. Foi o caso de Plankton, animação focada no vilão de Bob Esponja anunciada recentemente, animes como Dandaran, Terminator Zero, Ranma ½ e Mononoke the Movie: Phantom in the Rain, além da segunda de Arcane, que teve cinco episódios inteiros da segunda temporada vazados na Internet. Procurada pelo TechTudo, a Netflix ainda não fez o seu posicionamento sobre o assunto até a publicação desta matéria. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o vazamento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/G/L/BNh0fLRBqV9XZU1X4cFA/techtudo-127-m.jpg)
O vazamento da Netflix foi reportado pela primeira vez pela Anime News Network, portal que relatou a presença de clipes de animes inéditos em redes sociais, ainda na quarta-feira (7) – alguns deles, inclusive, tinham episódios inteiros disponibilizados. Todos eles tinham baixa resolução, pouca qualidade de som, além de marcas d’água e carimbos de data/hora. Segundo o post, o conteúdo logo passou a ser disponibilizado também em torrents, o que tornou tudo ainda mais preocupante, visto que se tratavam de alguns dos animes mais importantes do ano. Logo, ficou clara a violação.
De acordo com o portal Games Radar, a Netflix não foi a única afetada pelo vazamento. Além das produções do streaming vermelho, outro título que também teve conteúdo vazado foi Re:ZERO – Starting Life In Another World, que teve o primeiro episódio da terceira temporada disponibilizado. Nesse caso, as marcas d’água sugeriam um vazamento ocorrido na Japan Expo 2024, em julho.
Vi terá seu retorno na segunda temporada de Arcane — Foto: Divulgação/Riot Games
Dentre os títulos vazados, um dos mais emblemáticos é Arcane, série derivada do universo de League of Legends cuja segunda temporada vai estrear em novembro deste ano. A season será o encerramento da saga, que foi aclamada tanto pelo público quando pela crítica. Com cinco episódios inteiros vazados, os fãs já começam a se preocupar em evitar spoilers relativos ao encerramento da saga. Isso fez, inclusive, com que vários deles se mobilizassem nas redes sociais para ignorar os leaks e esperar o lançamento oficial da nova temporada.
Outra aclamada envolvida nos vazamentos é Heartstopper, que também teve episódios divulgados. Até então, esse foi o único título live-action envolvido no ocorrido. Entretanto, há uma preocupação de que séries como Stranger Things também tenham conteúdo divulgado.
Em entrevista ao The Wrap, um dos porta-vozes da Netflix explicou que “um dos nossos parceiros de pós-produção foi comprometido e infelizmente filmagens de vários dos nossos títulos vazaram online”. Além disso, ele contou que a plataforma está tomando medidas agressivas para tirar o conteúdo do ar. Na entrevista, não fica claro, entretanto, de onde as informações vazaram. Há a suspeita, pelas marcas d’água, de que isso tenha ocorrido por meio de algum estúdio de dublagem.